O mercado é dinâmico e sempre está em mudança. Ter essa consciência na hora de posicionar uma marca no mercado é fundamental para que ela sempre se mantenha atualizada e continue no topo da lista dos consumidores. Com essa função, surge o “rebranding” de marca, um recurso que tem sido aderido pelas grandes marcas.
Quer saber como funciona esse processo e quais são seus benefícios? Continue a leitura do texto a seguir!
O que é um “rebranding” de marca?
“Rebranding”, termo importado do inglês, é traduzido como “reformulação”. No mundo dos negócios, é empregado com o intuito de se referir à reestruturação de uma marca, baseada nas novas demandas do mercado. Assim, se configura como uma forma da marca se reposicionar e conquistar novos públicos.
Esse processo pode se dar através da modificação de fatores externos, como o logotipo e a identidade visual, mas também através de uma alteração organizacional, que pode envolver a própria logística e cultura de trabalho de uma empresa.
Qual a importância de fazer um “rebranding” de marca?
O rebranding, quando feito através de muita pesquisa de mercado, é bastante bem-vindo para uma marca, uma vez que traz inúmeros benefícios para a mesma. Veja a seguir alguns deles:
Conquista de novo público-alvo
O “rebranding” pode ajudar a marca a chegar e causar uma boa impressão em públicos ainda inexplorados. Assim, se uma empresa atrai um público consumidor mais jovem, por exemplo, reestruturar sua imagem pode fazer com que a marca gere uma identificação com um público mais adulto, e vice-versa.
Reposicionamento de mercado
Durante o processo de maturação de uma marca, é comum que surjam novos produtos e serviços a serem divulgados, o que implica na reformulação das estratégias de venda. O “rebranding” é uma excelente solução para esses casos, já que visa a atualização do conceito de marca, trazendo a mesma para sua realidade atualizada.
Atualização da imagem
Com o passar dos anos, é comum que a identidade visual de uma marca fique obsoleta em comparação às novas atualizações do mercado. Por isso, atualizar o logotipo, a fonte e as cores de sua marca é uma ferramenta indispensável para que a mesma continue em alta.
Melhoria da reputação
Caso a marca tenha sofrido com a má fama advinda de algum boato ou tenha sido vítima de concorrência desleal, uma boa alternativa é fazer o “rebranding” para evitar que a mesma seja confundida com outras marcas ou ainda para limpar sua imagem.
É necessário fazer novo registro de marca após o “rebranding”?
Na maioria dos casos de “rebranding”, é necessário fazer um novo registro. Isso porque a reformulação de marca pode envolver a modificação do logotipo, do nome e da identidade visual de uma marca e a falta de registro desse novo design pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pode acarretar em falta de reconhecimento legal em relação à titularidade da mesma.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!