Veja como usar o marketplace a favor da sua marca!

Veja como usar o marketplace a favor da sua marca!

O desenvolvimento tecnológico trouxe muitos benefícios para a vida das pessoas. Quando se trata de mercado, isso não é diferente: há muitos recursos inovadores que ajudam na otimização dos processos de compra e venda, facilitando a vida do consumidor, e principalmente, do empreendedor. O marketplace pode ser considerado como uma dessas invenções revolucionárias, uma vez que também é um facilitador do comércio eletrônico. 

Seja para vendas de produtos físicos ou infoprodutos, cada vez mais esse recurso tem sido buscado, já que auxilia trabalhadores autônomos e empresários a oferecerem um serviço de atendimento on-line de qualidade e com suporte. 

Quer saber mais sobre esta ferramenta de negócios? Confira o texto a seguir!

O que é marketplace?

Marketplace é uma plataforma digital de vendas, que funciona como uma espécie de shopping center, em que os interessados podem criar suas próprias contas, cadastrar seus produtos e assim faturar, através da divulgação das páginas cadastradas. Ademais, um marketplace pode oferecer diversas ferramentas, como cadastro de clientes, relatórios de vendas, divulgação e formulário de pagamento, por exemplo.

Cada plataforma de marketplace pode funcionar de uma determinada maneira: enquanto umas podem cobrar uma porcentagem sobre o total de vendas, outras podem cobrar uma pequena mensalidade para o oferecimento da “lojinha virtual”. Isso também serve para a divulgação, já que há plataformas que auxiliam na divulgação de marcas através de planos “premium”, enquanto outras deixam o usuário livre para divulgar de forma independente. 

Outro benefício do marketplace é a possibilidade de se inscrever como afiliado de um produto, isto é, como uma espécie de “revendedor”, que recebe comissões por vendas. Assim, qualquer pessoa que queira começar seu próprio negócio pode se utilizar deste benefício para tirar uma renda extra. 

Site x Marketplace: qual a melhor opção para registrar sua marca na internet? 

Ao posicionar uma marca nas plataformas digitais, pode surgir a seguinte dúvida: é melhor criar um site personalizado ou inscrever sua marca em um marketplace? A resposta é: depende! 

Depende de vários fatores, como a magnitude de sua marca e a variável de quanto você pretende investir. Para facilitar, trouxemos algumas vantagens e desvantagens de cada um, para você comparar. Confira!

Site personalizado:

Ter um site personalizado traz uma série de benefícios, como o controle da aparência do mesmo, bem como controle da experiência do usuário, isto é, você pode criar sua própria plataforma com mais liberdade e eficiência, sem depender das diretrizes e políticas de terceiros. Além disso, ao vender em um site próprio, você recebe todo o faturamento pela venda. 

Por outro lado, o investimento para adquirir um site personalizado pode ser um pouco alto, já que pode envolver  a contratação de desenvolvedores e designers, além da compra de um domínio e de uma hospedagem. Ademais, é necessário dedicar um certo tempo e dinheiro  com suporte ao cliente e com o marketing. 

Marketplace

Já o marketplace tem algumas vantagens, como a rede de clientes que já é cadastrada na plataforma, aumentando a chance de venda, além do suporte técnico ao cliente que a maioria desses serviços disponibiliza. 

Em contrapartida, os serviços de marketplace são bastante competitivos, como vários vendedores oferecendo produtos similares. Além disso, o layout da página não é personalizado, o que pode tirar um pouco da autenticidade do negócio e também apresenta a política de taxas e comissões, que consiste em cobrar uma determinada porcentagem em cima de cada venda. 

Confira alguns exemplares de plataformas de marketplace!

  • Hotmart: Plataforma de comercialização de  infoprodutos, como cursos on-line, e-books, apostilas e outros materiais. 
  • Mercado livre: Venda de produtos físicos, abrangendo vários nichos, como vestuário, eletrônicos, móveis, etc. 
  • OLX: OLX é o site de venda ou revenda de novos e usados.
  • Shopee: Plataforma de anunciantes de produtos, especialmente de vestuário. 

Antes de cadastrar sua marca em uma plataforma digital, é primordial garantir o seu registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!

Related Posts
Chamar no WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Carolina e estou aqui para tirar todas as suas dúvidas. Me chame no WhatsApp. 😀