Registrar uma marca no mercado não é uma tarefa fácil, mas algumas estratégias de marketing podem ajudar nessa missão.
Certamente, ao ouvir o nome de uma marca famosa, provavelmente você se lembrará de uma frase icônica, de uma música, de uma figura ou até mesmo de uma cor relacionadas a ela. São essas ferramentas que auxiliam na divulgação orgânica de uma marca, isto é, fazem com que ela esteja na boca do povo, de uma forma “natural”.
Se você tem uma marca e não sabe como divulgá-la, não se preocupe! Aqui estão algumas ideias que poderão servir de ponto de partida para suas estratégias de divulgação. Confira!
Veja algumas formas de registrar sua marca na memória do público!
São várias as formas de divulgar uma marca. Aqui estão algumas delas!
Nome
Escolher um nome fácil e atrativo para sua marca, que converse com o público-alvo e que transmita a mensagem que um empreendimento quer passar é fundamental para o sucesso dessa empreitada.
Slogan
Uma ferramenta que dá muito resultado é a criação de um slogan, isto é, uma frase de efeito que fique na mente das pessoas e que transmite a energia da marca.
Logotipo
Escolher uma identidade visual é como escolher um rosto para sua marca. Sendo assim, o logotipo funciona como a assinatura de uma marca, como ela quer ser vista pelo mundo.
Jingle
Grande parte das mais exitosas campanhas publicitárias atrelaram a marcas um jingle, isto é, uma música-chiclete, daquelas que não sai da cabeça do consumidor.
Essas marcas estão registradas na cabeça do público graças a essas estratégias. Confira!
Agora veja alguns exemplos de marcas que se utilizaram de algumas dessas estratégias para caírem no gosto do público e ficarem famosas.
1- Doril
Quem não conhece o famoso slogan “Tomou Doril, a dor sumiu”? Certamente, essa frase de efeito, que mostra toda a eficiência do produto Doril, foi um fator decisivo para o sucesso da marca. Aqui, a principal estratégia foi a rima, um artifício muito utilizado com o intuito de facilitar a memorização dos ouvintes.
2- Magazine Luíza
Graças a Lu do Magalu, a gigante empresarial adquiriu um rosto e uma identidade, gerando uma grande interação com seu público. A criação do avatar que representa a marca aparenta ter vida própria, foi uma decisão certeira para humanizar a marca e gerar bom engajamento nas redes sociais.
3- Dolly
Com certeza, você já se lembrou do jingle icônico do produto, não é verdade? Essa estratégia fez a empresa registrar sua marca na memória do público. O refrigerante Dolly, assim, continua sobrevivendo no mercado, ainda com a existência das gigantes concorrentes Coca-Cola e Guaraná Antártica.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!