O logotipo de uma marca é a forma pela qual um empreendimento ficará conhecido pelo público. Por isso, é importante caprichar! Todavia, muitos empreendedores ainda não têm condições para bancar um designer. E agora? Como projetar um logotipo sem nenhuma experiência?
Para ajudar, a Secure separou algumas dicas de como pensar seu logo, para que ele seja atrativo ao público. Confira a seguir!
Responda essas perguntas antes de desenvolver seu logotipo!
Que mensagem você quer passar?
Seu logotipo será o cartão de visitas da sua marca. Que impressão você quer causar no seu público?
Quem é seu público-alvo?
Seu potencial cliente é homem ou mulher, jovem ou maduro, com ou sem grau de escolaridade, de classe média baixa ou alta? É necessário saber essas informações para construir um design que converse diretamente com essas pessoas.
Qual seu nicho de atuação?
Seu logotipo deixa claro em que tipo de mercado sua empresa atua? Tão importante quanto passar uma mensagem positiva é deixar claro e objetivo qual é a promessa, isto é, aquilo que ela vai entregar para o cliente.
Onde e quando você vai atuar?
Rever os aspectos geográficos e o momento histórico que estamos vivendo pode evitar muito mal-entendido. Considerar as especificidades da região de atuação e do tempo em que se vive pode ajudar a construir um logotipo mais consciente.
Como você vai atuar?
Quais são seus processos? De que maneira sua marca se diferencia no mercado? É interessante que seu logo transmita essas ideias.
Veja agora algumas dicas de como criar o logotipo perfeito para seu negócio!
1- Seja autêntico!
Se você quer que sua marca se destaque no mercado, é importante inovar no logotipo. Nada de ficar usando templates pré-prontos já usados por outras empresas! Para isso, contrate um profissional de design gráfico para te auxiliar na produção de uma arte única.
2- Selecione cores que transmitam a mensagem!
Se você é do nicho de saúde, por exemplo, pode apostar no branco, verde ou azul. Por outro lado, se você for do ramo de estética e beleza, que tal apostar em cores como o rosa ou vermelho? Às vezes, as cores dizem mais que as palavras!
3- Selecione uma fonte que gere identificação no público
Se você quer transmitir seriedade com seu logo, opte por fontes mais clássicas e formais. Já se a ideia é passar descontração, escolha por fontes mais descontraídas e joviais.
4- Utilize formas criativas que evidenciam seu nicho de atuação
De nada resolve criar todo um conceito complexo para o logotipo, se no fim só você entender. Se o público não captar a mensagem, provavelmente seu logotipo não vai atingir o fim esperado. É hora de avaliar se sua arte entrega o que promete!
5- Certifique-se de que o logotipo está em consonância com o padrão do INPI
Para registrar sua marca e o logotipo, é imprescindível que sua criação atenda aos padrões de logotipo estabelecidos pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para isso, é importante contratar um especialista em registro de marca!
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!