É fato: a marca é a identidade de um negócio. É através dela que os clientes vão optar ou não por consumir os produtos e/ou serviços de um empreendimento. Portanto, é de suma importância que ela seja idealizada para convencer seu público-alvo.
Ainda assim, engana-se quem pensa que somente o investimento em um bom nome e em uma boa identidade visual é o suficiente para construir uma marca forte no mercado. Mais do que isso, para ter um nome de sucesso, é necessário criar uma boa reputação e um diferencial imbatível.
Quer saber como valorizar ainda mais sua marca no mercado e os benefícios disso? Continue a leitura!
O que é uma marca de valor?
Há muitas interpretações possíveis sobre o que é uma marca de valor, contudo, neste texto em particular, deseja-se ressaltar seu valor monetário no mercado. O que faz uma empresa ser valiosa e atrair o olhar de investidores?
Certamente, você conhece grandes multinacionais que estão em processo de falência. Acontece que, embora muitas dessas empresas sejam reconhecidas globalmente e tenham recebido bastantes investimentos, não conseguiram sustentar sua reputação. São vários os escândalos envolvendo grandes empresas, como a falta de higiene, o mau atendimento, a utilização de trabalho escravo ou de meios de produção não sustentáveis e agressivos ao meio ambiente, por exemplo.
O que isso significa? Que se você quiser atrair potenciais investidores, você vai ter que investir na qualidade de seu produto/serviço e não só na forma como ele é apresentado ao mundo.
Sendo assim, podemos checar a conclusão de que uma marca de valor é aquela com um bom histórico, que entregue resultados de valor para o cliente. Dessa forma, a marca passa de um nome e um desenho bonitinho, a uma verdadeira entidade que faz parte do imaginário coletivo do público.
Uma marca de valor é aquela que apresenta estabilidade de resultados, perspectiva de escalabilidade e confiabilidade do público, e, para isso, não é preciso investir bilhões. Uma empresa consolidada e pé no chão certamente atrai o olhar de interessados, por si só.
Por que é importante saber valorizar sua marca no mercado?
Quando você aprende a valorizar sua marca no mercado, você gera dois resultados instantâneos:
- Fidelidade do público – uma marca de valor, que entrega o que promete através de um atendimento de primeira, está fadada à expansão de sua clientela, cativando sua confiança e lealdade.
- Interesse de investidores – uma empresa reconhecida por seu alto valor no mínimo irá atrair a curiosidade de potenciais investidores e candidatos a franqueados.
Veja 5 dicas que irão valorizar sua marca no mercado!
Agora veja 5 ideias para valorizar seu negócio no mercado através da marca!
1- Formalize seu negócio: certifique-se de que sua empresa está em dia com a lei.
2- Invista em novas tecnologias e inovação: uma marca que se preze está sempre atualizada e dedicada em acompanhar os avanços nos processos de produção.
3- Capacite seus funcionários: conhecimento é poder. Certifique-se de que seus funcionários estão em setores correspondentes com suas qualificações e de que eles têm as ferramentas adequadas para realizar o trabalho da melhor maneira possível.
4- Seja uma empresa consciente: é importante que sua marca transmita, além de produtos e serviços, sua missão, visão e valores sobre a sociedade. Você pode transformar sua marca em uma referência de sustentabilidade, empregando embalagens e meios de produção mais ecológicos, por exemplo.
5- Registre sua marca no INPI: uma marca devidamente registrada gera confiabilidade e é exponencialmente mais atrativa para investidores.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!