Com os avanços tecnológicos, tornou-se cada vez mais comum a consolidação de negócios virtuais. Assim, são tantas novidades no universo digital que quase não dá para acompanhar, não é verdade? Dessa forma, é muito comum que empresários do mundo virtual tenham a mesma dúvida: é necessário registrar uma marca, ainda que ela só exista na internet?
Para ajudar o empreendedor moderno a proteger seu negócio, a Secure separou algumas informações fundamentais para aqueles que já investem ou querem investir e fazer dinheiro nas plataformas digitais. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é e-commerce?
E-commerce ou comércio eletrônico é um segmento empresarial, no qual as transações comerciais são feitas inteiramente de forma on-line.
Com as novas facilidades promovidas pelo alcance da internet e das redes sociais, tornou-se comum que novos empreendedores estejam se beneficiando dessas ferramentas para lucrar, sem que haja a necessidade de um grande investimento de dinheiro em espaço físico, por exemplo.
Felizmente, a possibilidade de criar um site ou simplesmente um perfil no Instagram ou no Facebook permitiu com que milhares de brasileiros tivessem a oportunidade de construir seu próprio negócio on-line.
Como proteger um negócio on-line?
Ainda que você não tenha cadastrado Pessoa Jurídica e emitido seu CNPJ, ou ainda não seja MEI – Microempreendedor Individual, é possível tomar algumas providências para manter seu negócio protegido. Veja abaixo duas formas:
- Registro de domínio: ter um site é recomendado para e-commerces, pois dessa maneira seu negócio terá um endereço fácil de ser encontrado, além da possibilidade de oferecer um serviço de atendimento 24 horas e um catálogo on-line de seus produtos. Nesse caso, é possível fazer o registro do domínio através do site registro.br ou contratando um provedor de hospedagem que faça isso por você.
- Registro de marca: em uma marca está contida toda a reputação de um negócio, além de seus valores e seu diferencial. Garantir que ela não seja plagiada ou fraudada pela concorrência desleal é uma forma de assegurar a longevidade de seu negócio.
É imprescindível registrar marca de e-commerce?
Embora muitas vezes não seja uma empresa física, um e-commerce é um negócio funcional e rentável, que também deve passar por formalizações. Se você considera que é importante que a identidade de seu empreendimento seja preservada, então a resposta para o título é SIM!
Quando uma marca, ainda que virtual, é registrada, ela fica protegida contra crimes de concorrência desleal. Além disso, com o registro, você não correrá o risco de estar fazendo uso indevido de uma marca já adquirida por outro titular, evitando o risco de ser notificado judicialmente.
É possível fazer o registro de uma marca sem ter uma empresa?
Felizmente, sim! Você não precisa ter um espaço físico, nem mesmo um CNPJ para fazer o registro de sua marca. Basta que haja um titular, o que talvez não seja ideal para sócios, já que neste caso, somente uma pessoa encabeçará o certificado de registro. O registro de marca é feito através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!