Ao administrar uma empresa, é importante ter o cuidado de enquadrá-la em todos os quesitos legais, para que não haja qualquer risco de irregularidades ou problemas no futuro. Com isso, ter a marca registrada se configura como uma entre tantas outras formas de proteger o patrimônio de uma organização.
Ainda hoje, contudo, muitos são os empresários que se descuidam e negligenciam suas próprias empresas ao não fazer o registro de suas marcas, esquecendo todos os perigos a que estão expostos. Além disso, um cenário muito mais alarmante revela que grande parte desse grupo sequer pesquisou se outra empresa já teria registrado essa marca.
E você? Está utilizando uma marca indevidamente? A seguir, saiba como descobrir se a marca que você já escolheu tem dono e os perigos que isso pode provocar!
Como saber se estou fazendo utilização indevida de uma marca?
Se você está começando a idealizar um negócio, esse é o momento perfeito para checar se o nome desejado para utilização está disponível e registrar de uma vez seu negócio.
Por outro lado, se você já tem uma marca consolidada no mercado e ainda não obteve seu registro, a situação é um pouco delicada, pois você pode estar fazendo o uso ilegal de uma marca já existente. Agora é correr atrás e torcer para que a alcunha de sua empresa esteja disponível no mercado.
Quer conferir se sua marca está disponível para utilização no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial? A primeira etapa é verificar se ela já está sendo utilizada por alguma empresa.
Para checar se ela está autorizada para registro e utilização, clique aqui!
Minha marca já foi registrada por outra empresa. E agora?
Infelizmente, as notícias não são boas! Se sua marca já foi formalizada por uma outra empresa, mesmo que seu negócio tenha sido fundado antes, você não tem a autorização legal para continuar utilizando essa mesma marca.
Nesse caso, o melhor a fazer é alterar o conceito de sua empresa para uma marca que esteja disponível no mercado. Quanto antes você fizer isso, menor é a chance de sofrer graves consequências.
Para entender os riscos aos quais o empresário que se encontra nessa condição está submetido, continue a leitura!
Conheça os riscos provocados pela utilização indevida de marcas!
As consequências para a utilização indevida de uma marca são incontáveis. Algumas são mais brandas, outras mais severas, mas todas certamente trazem prejuízos irreversíveis para o seu negócio, o que pode abalar profundamente o faturamento e a imagem de uma empresa.
Aqui estão alguns desses riscos:
- A empresa poderá ser notificada;
- O dono do empreendimento poderá ser judicialmente obrigado a alterar o nome de sua empresa e, consequentemente, sua identidade visual também. Ele basicamente teria que recomeçar do zero.
- Com isso, todo o gasto em divulgação seria perdido, já que a identidade visual teria que ser toda formatada. Além disso, para divulgar a nova marca, seria necessário mais investimento financeiro.
- A empresa perderia credibilidade com os clientes, uma vez que, com a mudança brusca, eles poderiam migrar para a concorrência ou mesmo contratar aquela que registrou seu nome. A perda de receita seria catastrófica!
- Em casos mais severos, o empresário negligente poderia ser processado pela empresa proprietária e ter que responder na justiça pelo uso indevido da marca, afinal a utilização imprópria é um crime previsto em lei, que tem como penalidade, detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.
Quer ter sua marca registrada o mais rápido possível? Fale com nosso time de consultores e garanta segurança em todo o processo de registro!