Baixe nosso e-book gratuito
Sua empresa está correndo um grande perigo e você ainda nem sabe!
Entenda o perigo que sua empresa está correndo e saiba o que fazer para impedir que isso aconteça com ela.
Como registrar uma marca no Ceará
Atualmente o Ceará conta com 255.932 empresas funcionando e aproximadamente 27% delas não tem sua marca registrada no INPI e correm o risco de perder sua empresa a qualquer momento.
“Para começar indo direto ao ponto, ao optar por não fazer o registro do nome da empresa, você permite que terceiros não autorizados façam um uso indevido da sua marca e impossibilite você de continuar utilizando.”
A marca é dos ativos mais valiosos de uma empresa e, portanto, deve ser protegido. A única forma de proporcionar a devida proteção a esse bem é registrar o nome da empresa no INPI.
Em outras palavras, a identidade do seu negócio pode ser roubada ou plagiada por outras empresas. E, o que é pior, você não terá como se defender desse tipo de roubo caso não possua o certificado de registro da sua marca.
Isso porque, marcas que se encontram nessa situação não possuem uma existência jurídica e, por isso, não são propriedade de ninguém.
Há, ainda, situações em que um concorrente utiliza uma marca registrada semelhante à sua sem má-fé.
Por exemplo, ele pode ter feito uma consulta prévia ao site do INPI para saber se a marca em questão estava disponível.
Nesse caso, se você não fez seu registro, é certo que um concorrente conseguirá ter sua solicitação de registro de marca deferida.
Registrar uma marca com uma assessoria: mais tempo para você se concentrar no seu negócio
Atualmente, o procedimento para registro de marcas e patentes é bastante burocrático e um tanto complexo.
Isso porque podem acontecer muitas intercorrências até a aprovação da solicitação. Por conta disso, o processo exige acompanhamento constante.
Ademais, em alguns casos, o trâmite pode ser bastante demorado, podendo levar até 2 anos para ser concluído! Entre os pontos que devem ser observados nesse no processo de registro de marcas, podemos mencionar os seguintes:
- Fazer a consulta da marca no site do INPI;
- Definir o setor da marca;
- Classificar a marca;
- Pagar taxas;
- Acompanhar o processo;
- Apresentar recurso em caso de oposições.
É claro que você não deseja passar 2 longos anos verificando o andamento do processo de registro de marca no sistema do INPI, não é verdade?
Uma forma de se livrar desse encargo é contratando uma empresa especializada nesse tipo de processo.
Com a contratação desse serviço, você pode voltar sua atenção para as demandas do seu negócio sem ter que se preocupar em acompanhar o andamento de sua solicitação junto ao INPI.
Mais agilidade e assertividade no processo de registro de marca com uma consultoria especializada
O procedimento para registro de uma marca demanda não somente tempo, mas, também, conhecimento acerca de suas várias etapas.
“Qualquer erro na solicitação de registro pode fazer com que o processo demore ainda mais para ser finalizado. Isso porque o INPI pode demorar até indeferir a solicitação.”
São vários os erros que podem ocorrer em uma solicitação de registro de marca, caso não se tenha conhecimento do processo. Entre eles, podemos citar:
- Erro na classificação internacional de produtos e serviços da marca;
- Pagamento indevido de GRU;
- Descumprimento de regras da Lei de Propriedade Industrial;
- Não observância de prazos.
Ao contratar uma consultoria para fazer o seu registro de marca, as chances de seu processo ser aprovado sem ter que passar por essas intercorrências são bem maiores. Veja o porquê disso abaixo!
A análise de viabilidade de registro das consultorias é mais detalhada
A solicitação do registro pode ser indeferida, caso sua marca seja igual ou semelhante a outras já registradas.
É claro que qualquer pessoa pode fazer uma consulta no portal do INPI para saber se pode haver ou não conflito com outras marcas.
Contudo, esse processo pode ser um pouco mais complexo e demorado do que se imagina, pois é necessário investigar com cuidado, também, variações do nome da marca.
Esse processo é feito com todo o zelo pelas consultorias, as quais também verificam se a marca a ser registrada é “forte” ou “fraca” dentro do segmento de atuação da empresa.
Consultorias são mais ágeis no acompanhamento do trâmite de registro de marcas
Conforme já mencionamos, o processo de registro de marcas pode sofrer uma série de intercorrências.
Por exemplo, é muito comum que o INPI exija do solicitante documentos comprobatórios específicos e informações complementares.
Geralmente, há um prazo para o envio desses dados e o não cumprimento dessas datas pode levar ao indeferimento da solicitação.
Caso isso ocorra, é necessário dar entrada no processo novamente desde o início, o que inclui o pagamento de uma nova GRU.
Para evitar esse prejuízo e possibilitar uma atuação mais rápida em casos de intercorrências, o indicado é contratar uma consultoria especializada no registro de marcas.
Com a contratação desse serviço, o seu processo é acompanhado de perto na Revista da Propriedade Industrial (Revista RPI). Você será informado de oposições de terceiros ou apresentar oposições contra outras tentativas de registros.
Por que contar com uma assessoria de registro de marca após o deferimento do registro de marca?
Além de tornar o processo de registro de marcas e patentes muito mais ágil e assertivo, um serviço de assessoria especializado também é muito útil após o deferimento da solicitação.
De fato, é possível que você tenha registro de sua marca nulificado ou que ele perca a vigência por caducidade.
A seguir, falamos em mais detalhes sobre esses casos e como a contratação de uma assessoria pode ajudar você a evitar esses transtornos.
A assessoria evita a nulidade do registro de marca
Mesmo após uma marca ser devidamente registrada, ela pode ser nulificada por meio de processos administrativos instaurados a pedido de terceiros.
Nesse caso, uma assessoria de registro de marca pode ajudar o empreendedor a tomar as iniciativas necessárias para evitar a perda da marca.
Evite a caducidade da marca com um serviço de consultoria
“Uma marca pode ser considerada caduca caso seja utilizada de maneira diferente do que consta no certificado de registro do INPI. A caducidade também pode ocorrer quando não há uso de marca em um período de, no mínimo, 5 anos.”
Nesses casos, você pode contar com o serviço de consultoria de registro de marcas para reverter esse tipo de processo.
Contrate uma consultoria especializada para fazer a renovação do seu registro de marca!
Depois de deferida a solicitação e concedido o registro de marca, ele passa a valer por um prazo de 10 anos.
Caso esse procedimento não seja realizado até o último ano de concessão do certificado de registro, a marca pode ser extinta.
Assim como o registro, a renovação de uma marca também envolve uma série de etapas, tais como:
- Pedido de prorrogação do registro no prazo correto;
- Pagamento da taxa de retribuição adicional;
- Declaração de a marca não foi alterada.
Para fazer todos esses procedimentos de maneira correta, o ideal é contratar uma consultoria de registro de marca. Com ela, você pode ter a certeza de que terá a renovação de seu certificado de registro pelos próximos 10 anos.
A contratação de uma consultoria especializada em marcas e patentes é um ótimo investimento!
No total, mais de 2800 clientes já confiaram na Secure Marcas
Assista nosso vídeo explicativo
Sobre a Secure Marcas
Somos uma startup especializada no Registro de Marcas com atuação em todo Brasil.
Surgimos em 2019 a partir da junção de um grupo de advogados especializados em Direito Empresarial com o objetivo de facilitar o processo de registro de marcas que pode ser muito burocrático quando não se tem a expertise necessária. Nossa missão é facilitar todo o processo de registro da sua marca, afinal, sabemos como ninguém a importância de se ter o registro da sua marca, evitando assim diversos problemas.