Perigos de não ter a marca registrada

Perigos de não ter a marca registrada

A marca é dos ativos mais valiosos de uma empresa e, portanto, deve ser protegido. A única forma de proporcionar a devida proteção a esse bem é registrar o nome da empresa no INPI. Mas, afinal, quais os perigos de não ter a marca registrada?

Nesse artigo, vamos mostrar como você pode ser prejudicado ao não investir no registro do nome de seu negócio.

Perigos de não ter a marca registrada:

Se quer entender mais do que estamos falando leia a história a seguir, que é verídica:

“Pedro tinha uma loja de Calçados que funcionava em um Shopping de São Paulo há mais de seis anos. Sua loja de calçados era conhecida por todos! Somente em 2018, Pedro havia gasto mais de 200 mil reais em anúncios e comerciais de TV. Foram anos de muita felicidade e os negócios bombavam! Até que um dia Pedro teve a infeliz surpresa…Recebeu uma notificação judicial informando que não tinha o direito de utilizar a sua marca, pois pertencia a outra empresa, que havia feito o registro legalmente. Sendo que tinha um prazo mínimo para providenciar outro nome para sua empresa. Pedro entrou em desespero e procurou uma empresa especializada em marcas para obter maiores informações.

Mas, para a sua surpresa, não havia nada a fazer. Segundo a empresa consultora em marcas “não importa em nada quem utilizou primeiro e importa mesmo aquele que fez o registro!” Por isso, mesmo Pedro utilizando antes e por tanto tempo agora era obrigado a procurar outro nome. Com a proibição de uso, Pedro teve que mudar o nome da sua empresa. E, pior ainda, perdeu todo o investimento que fez em divulgação e reconhecimento da sua marca no mercado durante seis anos de trabalho árduo. Dessa forma, Pedro perdeu tudo que gastou com publicidade para que as pessoas conhecessem seu negócio. Foram mais de 200 mil reais jogados fora! O prejuízo foi enorme! Assim sendo, Pedro teve que começar do zero um novo trabalho com uma nova marca totalmente desconhecida no mercado!”

É sobre isso que vamos tratar nesse artigo, os perigos de não ter a marca registrada. O nosso intuito é apresentar informações detalhadas e esclarecedoras sobre os riscos de não registrar a sua marca. Não queremos que a sua empresa passe por uma situação como a de Pedro.

Perigos de não ter a sua marca registrada:

Muitas empresas não fazem ideia dos perigos que estão expostas por não efetuarem o registro legal da sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para você ter uma ideia apenas 1 de cada 10 empresas possui a sua marca registrada.

Vamos apresentar apenas os perigos de não ter a marca registrada mais graves que podem vir a acontecer com a sua empresa:

1º Registro da sua marca por outra empresa

Nesse ponto Como observado no exemplo da empresa de Pedro a legislação brasileira é muito clara. Para a lei só é dono aquele que tem a marca legalmente registrada no INPI. 

Pois a Lei da Propriedade Industrial, lei n. 9279/96, estabelece com clareza que quem primeiro registrar uma marca é que terá direito ao uso exclusivo dela em todo o território nacional. E, nesse caso, a lei não considera o tempo anterior que você utilizou a marca.

O que importa é a partir do registro efetivado junto ao INPI. Inclusive, a empresa que registrou a marca antes de você tem o direito de abrir um processo judicial e solicitar uma indenização pelo uso da marca registrada sem autorização prévia.

Percebeu como a sua empresa corre o risco de perder a sua marca como também de ter de pagar uma indenização para outra empresa por uso indevido.

2º A sua marca é um valor agregado e patrimônio da empresa

Esse é um aspecto de importância estratégica para a sua empresa. A sua marca representa a sua identidade para os seus clientes e no mercado. Você já é reconhecido por ela e seus clientes já atribuem valor aos seus produtos.

Todo o trabalho de marketing realizado para construir essa marca propiciou também a fidelização de seus clientes.  Assim, se você perder a marca, não será apenas isso que estará perdendo.

Pois, esse fato pode abalar toda a sua carteira de clientes, que foi montada com trabalho e dedicação. Como a sua marca será de outra empresa, como os clientes vão continuar negociando com a sua empresa?

De fato, perder a sua marca é também perder a sua carteira de clientes. Além disso, é perder competitividade, pois uma marca bem construída é um fator de vantagem competitiva no mercado.

3º Uso de marca registrada sem saber disso

Saiba que esse perigo é muito sério e pode acontecer caso você esteja com a sua marca sem registro. Imagine se, por acaso, você divulga sua marca, faz um grande investimento de marketing, trabalha com dedicação para tornar a sua marca conhecida no mercado. E, de repente, descobre que a sua marca já é de outra empresa?

É assustador, não é mesmo?

No entanto, a forma de se proteger contra esse risco é providenciar o registro de marca assim que for abrir o seu negócio. Mas, se você já está funcionando sem o registro o melhor é procurar uma empresa consultora em registro de marcas.

Essa empresa poderá verificar se a sua marca já possui algum registro em nome de outra empresa e te auxiliar para regularizar a situação da sua empresa.

4º Não ter nenhuma proteção contra a concorrência

Esse é um dos aspectos que mais riscos pode expor a sua empresa. Pois se uma empresa, que pratica concorrência de forma desleal, perceber o potencial do seu negócio poderá querer usufruir disso.

E, se você não tiver o registro de marca será muito fácil para a empresa realizar essa apropriação indevida e causar enormes prejuízos financeiros para o seu negócio.

Pois, a empresa utilizará da força da sua marca no mercado e pode mesmo lançar um produto dela com a sua marca. E isso pode causar um prejuízo enorme para a imagem de qualidade e credibilidade da sua empresa.

Imagine se for um péssimo produto sem nenhum critério de qualidade. Seria uma tragédia!

Além disso, até que você consiga entender o que está acontecendo e provar com precisão que a marca é sua muito tempo já se passou. As perdas financeiras já estarão sendo percebidas na queda do faturamento.

Como também é provável que a sua marca comece a receber reclamações cada vez mais frequentes sobre a qualidade dos produtos. Ou seja, a sua credibilidade, confiança e posicionamento no mercado serão arruinadas. Tudo que construiu será jogado por terra.  

5º Ter a sua marca roubada

É uma coisa até difícil de imaginar que possa vir a acontecer de alguém roubar uma marca. Mas, saiba que isso já aconteceu e ainda vem acontecendo. Infelizmente, algum concorrente desleal pode se apropriar de sua marca com a intenção de prejudicar o seu negócio.

E mais grave ainda é que os custos para entrar com um processo judicial para provar que a marca é sua são bem elevados. Além do que você precisa provar de forma a não deixar nenhuma dúvida a esse respeito. E saiba que isso não é nada fácil e nem simples de fazer.

Como também além de todos esses problemas e custos para provar que a marca é essa, imagine os prejuízos que sofrerá se não conseguir reverter a situação e perder a marca. Quanto investimento em publicidade, logotipo, campanhas que serão usufruídos por quem ficou com a sua marca.

6º Ter de criar uma outra marca para identificar o seu negócio

Além de tudo que acabamos de explicar ter de criar outro nome talvez seja um dos problema mais sérios que terá de resolver se continuar com a sua marca sem registro e ela for registrada por outra empresa.

Pense que você já investiu tempo e recursos para construir a sua marca e fidelizar os seus clientes. E, de repente, você precisa começar tudo novamente tendo de escolher outra marca. Você já pensou que a marca é uma referência não apenas para os clientes.

Talvez a principal referência seja para você e a sua empresa. Já foi estabelecida uma identificação entre a marca da empresa e seus colaboradores e gestores. Como mudar essa relação construída em bases sólidas da noite para o dia?

Inclusive, pode vir a ser desencadeada uma crise interna colocando em risco a própria continuidade do negócio. E pensar que tudo isso porque a sua empresa não se protegeu e não fez o registro de marca como determina a lei.

Por isso, saiba que uma marca registrada significa proteção legal e garantia de que todos os seus investimentos e esforços no seu negócio estão preservados.

Registrar sua marca protegerá seu nome e evitará diversos problemas

Lembre-se que sempre é tempo de rever atitudes que serão prejudiciais para as pessoas e as empresas. Se até o momento operou sem o registro de marca da sua empresa pode rever essa situação e tomar as medidas adequadas para ficar protegido.

Para isso procure uma empresa consultora especializada em registro de marca para te aconselhar e conduzir o processo de registro para a sua tranquilidade e saúde da empresa.

Related Posts
Leave a Reply
Chamar no WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Carolina e estou aqui para tirar todas as suas dúvidas. Me chame no WhatsApp. 😀