O universo do registro de marca pode ser bastante burocrática e conhecer alguns jargões da área pode ser de grande ajuda para quem deseja fazer a solicitação do certificado de registro.
Pensando nisso, a Secure preparou um glossário que pode ajudar a esclarecer algumas nomenclaturas para quem é novo nessa área. Para conferir, continue a leitura!
Como registrar uma marca?
Para que uma marca seja reconhecida legalmente, é necessário fazer a solicitação de registro de marca junto ao INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O período de análise do pedido pode demorar cerca de dois anos para ser concluída, e obtendo o certificado, o dono da marca tem direito ao uso exclusivo da marca em todo território nacional por até dez anos.
Veja a seguir o glossário do registro de marca!
- COLIDÊNCIA: semelhança entre as marcas.
- CONCORRÊNCIA DESLEAL: quando um concorrente se utiliza de meios fraudulentos e ilícitos para sabotar uma outra marca ou para se aproveitar da sua reputação e desviar sua clientela.
- DEFERIMENTO: aprovação da solicitação de registro de marca pelo INPI. Sendo assim, “indeferimento” consiste na negação do pedido.
- MARCA: identidade de um negócio, isto é, como um empreendimento é reconhecido pelo público.
- NEGÓCIO: todas as engrenagens de um empreendimento, como venda de produtos e prestação de serviços, marketing, atendimento a clientes e fornecedores, etc.
- NULIDADE: pedido de anulação de uma marca já registrada.
- PATENTE: título de propriedade temporário sobre uma invenção.
- PRECEDÊNCIA: quando uma empresa já faz uso de uma marca que outra empresa está tentando registrar.
- REGISTRO: título de propriedade temporário sobre uma marca.
- TITULAR: pessoa ou empresa portadora do certificado de registro de uma marca.
Vale a pena contratar uma empresa especializada para fazer o registro?
Sim. Como o processo de registro é burocrático e complexo, é altamente recomendável que o candidato à titularidade da marca contrate uma equipe de especialistas capacitado. Assim, é quase nula a possibilidade de erros e atrasos no processo de deferimento, já que um profissional experiente conhece os melhores atalhos para o registro.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!