É permitido ter duas marcas registradas pelo mesmo titular?

É permitido ter duas marcas registradas pelo mesmo titular?

No meio empresarial, é comum que surjam situações que despertem dúvidas, especialmente no que se refere às possibilidades legais disponíveis para um negócio. Sendo assim, é importante se manter informado para evitar qualquer tipo de equívoco que prejudique a integridade de uma empresa. 

Dentro dessas dúvidas, há uma que é bastante recorrente: será que é possível registrar mais de uma marca em um único nome? Para responder essas e outras dúvidas importantes, a Secure separou algumas informações que podem ser úteis. Confira!

Mas afinal, o que é uma marca? 

Marca é todo sinal distintivo utilizado para representar e identificar os produtos e/ou serviços de um empreendimento, fazendo com que os mesmos se destaquem de seus concorrentes. Sendo assim, a marca se configura como o cartão de visitas de uma empresa, o rosto pelo qual ela será identificada pelo público. 

Portanto, ao idealizar uma marca, seu fundador deverá pensá-la de forma estratégica, para atingir seu público ideal, estabelecendo uma relação de credibilidade com o mesmo. 

Logo, uma marca está longe de ser apenas uma assinatura. Ela transmite os valores, a missão, o nível de credibilidade, a visão e o diferencial de um negócio. 

O que significa ser titular de uma marca?

O titular de uma marca é seu representante legal, ou seja, aquele que será seu proprietário e obterá o direito ao uso exclusivo durante toda a validade do certificado de registro, o que corresponde a dez anos, em todo território nacional. 

Sua marca já é registrada? 

O que muitas pessoas do meio empresarial não sabem é que somente a emissão do CNPJ não assegura o direito ao uso exclusivo de uma marca. Para que ela fique legalmente protegida, é importante que seu titular realize o registro de marca, juntamente ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão competente pela análise dos pedidos de registro. 

Desde o início das atividades de uma empresa, é importante fazer a solicitação de registro, pois além de proteger uma marca contra crimes de concorrência desleal, como fraudes e plágios, garante o reconhecimento legal e a posse exclusiva por seu titular. Isso significa que ninguém mais poderá utilizar a marca em todo território nacional, por pelo menos 10 anos. 

Quantas marcas podem ser registradas pelo mesmo titular? 

A princípio, não há qualquer impedimento legal para o registro de mais de uma marca em um mesmo CNPJ, desde que ambas as marcas estejam relacionadas com os produtos e/ou serviços proporcionados por uma empresa. Sendo assim, a empresa tem total liberdade para utilizar as marcas como ferramenta de estratégia publicitária. 

O mesmo serve para pessoa física, ou seja, pessoas que possuem um negócio, mas ainda não são formalizadas ou não configuram como uma empresa (MEI ou autônomos) podem fazer o registro de mais de uma marca no mesmo CPF. 

Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!

Related Posts
Chamar no WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Carolina e estou aqui para tirar todas as suas dúvidas. Me chame no WhatsApp. 😀