Pensar na identidade visual de uma marca é um passo importante, já que a forma como ela será lembrada pelo público consumidor pode ser decisiva durante o processo de decisão de compra. Para isso, é possível utilizar alguns recursos linguísticos com a função de cativar uma clientela de maneira persuasiva e gerar uma identificação e proximidade, como cores, símbolos, formas, fontes, slogans e o próprio nome da marca.
Assim como as palavras e os símbolos, as cores acumularam significados ao longo da história. Por isso, escolher o tom correto para a identidade visual de um empreendimento não pode ser uma tarefa feita sem estratégia, é necessário entender a natureza do negócio para fazer uma escolha certeira e despertar as emoções desejadas no consumidor.
Continue a leitura para saber mais sobre o significado das cores!
Você deveria saber disso antes de criar uma identidade visual para sua marca!
Como vimos acima, criar uma identidade visual que tenha o poder de prospectar clientes de forma efetiva é um passo que não deveria ser ignorado. Sendo assim, alguns pontos devem ser considerados antes de escolher uma arte para representar sua marca:
Público-alvo
Pensar nas impressões do público-alvo é o primeiro passo para idealizar uma identidade visual que converse com ele. Para isso, é importante saber responder as perguntas abaixo para começar:
- Faixa etária
- Gênero
- Nacionalidade/Naturalidade
- Classe social
- Escolaridade
- Hábitos
- Crenças
- etc.
Natureza do negócio
A identidade visual deve estar relacionada ao segmento da empresa. Sendo assim, é importante analisar fatores como:
- Que tipo de produto/serviço o empreendimento presta?
- Que dor do consumidor a empresa sanará?
- O que torna essa empresa melhor que as concorrentes (qual é seu diferencial)?
Veja os significados das cores e escolha a melhor combinação para sua marca!
Como trabalhar as cores na representação visual de sua empresa?
Quando vemos o logotipo vermelho e amarelo do Mc Donald’s, por exemplo, logo vem na mente o sabor da batata com o molho de ketchup. Esse tipo de representação gera o gatilho da fome no consumidor, que ao menos ficará tentado a comprar um lanche no fast food.
Esse é um exemplo perfeito de como as cores, se bem trabalhadas, podem ser utilizadas de modo persuasivo na prospecção de clientes. Veja a seguir o significado de algumas cores para escolher as combinações mais adequadas para o seu negócio.
- Vermelho: o vermelho pode ser usado para criar um senso de urgência no consumidor, e por isso é bastante usado para destacar liquidações, por exemplo. Também pode expressar ideias como amor, paixão, dor, calor, vergonha, raiva.
- Azul: o azul é frequentemente utilizado por marcas mais formais, que desejam passar a ideia de credibilidade e segurança. Também remetem à água, ao céu, à paz, à tranquilidade, entre outros.
- Verde: Associado às ideias de saúde, natureza e dinheiro.
- Amarelo: Remete à alegria, à felicidade, à luz.
- Preto: está associado às ideias de poder, elegância, independência, morte ou formalidade.
- Branco: é a cor da pureza, da paz, da inocência.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Clique no link!