Vale a pena registrar nome de pessoa como marca?

Vale a pena registrar nome de pessoa como marca?

Uma das soluções mais utilizadas para registrar uma marca de forma única e original é denominá-la com um nome de pessoa. Muitas vezes, essa é a alternativa escolhida por empresas comandadas por famílias, empresários com o intuito de homenagear alguém ou principalmente por profissionais liberais prestadores de serviço. 

Mas será que usar esse artifício é uma boa estratégia de negócio? Continue a leitura para saber se você deveria registrar sua marca com um nome de pessoa. 

É possível registrar nome de pessoa como marca? 

De acordo com a legislação vigente, é possível registrar nome e sobrenome como marca, desde que haja consentimento por parte dos membros da família. Ainda assim, é importante salientar que se duas pessoas que possuem o mesmo nome ou sobrenome quiserem registrá-los como marca, poderão fazer isso desde que seus empreendimentos pertençam a nichos diferentes. 

Motivos para você registrar sua marca com nome de pessoa 

Veja alguns benefícios de se registrar uma marca com nome ou sobrenome: 

  • Originalidade, já que um nome/sobrenome dificilmente vai sofrer com a concorrência desleal, uma vez que é algo único e particular. 
  • Humanização da marca, visto que, ao adquirir um nome de pessoa, a empresa gera identificação com o público. 
  • Transmissão de ideias como tradição e família ao cliente. 
  • Maior facilidade em questões contratuais, já que nome/sobrenome podem ser usados tanto quanto nome fantasia e razão social. 
  • Reconhecimento direto do profissional envolvido (em caso de prestação de serviços).

Motivos para você não fazer isso

Se você quer registrar sua marca com algum nome/sobrenome de pessoa, é importante ficar atento a alguns cuidados. Veja abaixo alguns motivos que você deveria considerar antes de adotar essa ideia: 

  • O nome é incompatível com os produtos/serviços oferecidos. 
  • Seu significado tem conotações negativas ao ser atrelado ao nicho empresarial.
  • Seu nome tem referências históricas ofensivas. 

Confira exemplos de marcas que foram registradas com nome de pessoa!

1- Colgate – Wiliam Colgate

2- Mc Donald’s – Maurice e Richard Mc Donald’s

3- Ferrari – Enzo Ferrari

4- Disney – Walt Disney

5- Nestlé – Henri Nestlé

E você, vai registrar sua marca? 

O registro de marca feito pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial é um passo extremamente necessário para a formalização integral de um negócio. Ao obter o certificado de registro de marca, uma empresa encontra-se protegida contra fraudes de plágios, além de garantir a utilização exclusiva da marca por até 10 anos em todo o território nacional. 

Caso ainda não tenha feito sua solicitação ou checado a disponibilidade do nome de sua empresa, é possível que você esteja fazendo o uso indevido de uma marca que já foi registrada. Portanto, para que não haja esse perigo, que se enquadra em crime de fraude, é importante que desde o início das atividades de um negócio, a solicitação seja realizada. 

Quer saber se sua marca está disponível para registro? Clique no link!

Related Posts
Chamar no WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Carolina e estou aqui para tirar todas as suas dúvidas. Me chame no WhatsApp. 😀