Atualmente, não basta que uma empresa tenha um espaço físico, ela também deve ter seu sítio no meio digital. Infelizmente, muitos empreendimentos se limitam a modelos arcaicos de negócio e acabam sendo engolidos pela evolução tecnológica, uma vez que ao resistirem às mudanças de mercado, deixam de oferecer o melhor e mais rápido atendimento ao público. Dessa forma, é urgente que o empresário moderno crie seu site empresarial.
Assim surge o site, uma excelente alternativa para empreendedores expandirem seu alcance e serem encontrados por seus potenciais clientes no meio digital. Mas será que criar um site realmente vale a pena? Por que não se limitar apenas às redes sociais? Leia mais para saber as respostas!
Por que é importante criar um site?
Ainda hoje, os mecanismos de busca como o Google e o Yahoo são os mais procurados na hora de pesquisar produtos e serviços. Ao adquirir um site, sua empresa pode ser localizada através dessas ferramentas por potenciais clientes.
Além disso, ter um site permite que você faça vendas on-line, durante 24 horas, sem que seja necessário um funcionário para ficar mediando a compra. O empresário pode criar seu catálogo on-line e ativar alguns plugins de compras, para que seu público tenha total agilidade no processo de aquisição de algum produto.
Outra facilidade é que durante o período de compras, o empresário pode solicitar que o cliente preencha um cadastro, e assim, ele pode criar uma lista de endereços de e-mail para enviar as novidades de seus produtos e serviços. Isso ajuda bastante na fidelização de clientes.
Lembrando que o site também pode funcionar como uma fonte de renda extra para sua empresa, já que é possível criar infoprodutos relacionados ao nicho de seu negócio, como e-books, newsletter e infográficos, por exemplo.
Como criar um site para sua empresa? Veja 5 dicas!
Criar um site profissional não é uma tarefa fácil, mas esse post tem como objetivo ser um guia inicial para a realização dessa empreitada. Para descobrir como expandir sua empresa para o digital, continue a leitura!
Dica 1: Escolha uma plataforma para construir seu site
A primeira etapa é encontrar um serviço que ofereça recursos para a criação do site. Os mais populares são o WordPress, o Google Sites, o BlogSpot e o Wix. Para criar um site profissional, o mais procurado é o WordPress, no entanto isso dependerá do seu nicho e das necessidades particulares da sua empresa.
Dica 2: Registre um domínio
Domínio é o endereço eletrônico da sua empresa, isto é, o link pelo qual as pessoas serão direcionadas para o seu site. Para isso, é importante escolher um domínio simples e fácil de memorizar, de preferência resumido ao nome de sua empresa e sem números.
Dica 3: Escolha uma hospedagem
A hospedagem é o sistema que será utilizado para o funcionamento do seu site. É a partir da hospedagem que você pode escolher o layout e configurar seu site de forma personalizada. O Elementor e a Hostinger são duas hospedagens bastante conhecidas.
Dica 4: Instale plugins
Plugins são diversas ferramentas que você pode lançar mão para criar serviços personalizados dentro do seu site. Existem plugins para fazer landing pages e até para fiscalizar se os mecanismos de SEO estão sendo aplicados de forma correta nas postagens.
Dica 5: Mantenha seu site sempre ativo
Deixar seu site sem postagens pode fazer com que seu potencial cliente pense que sua empresa está inativa. Por isso, sempre crie postagens de qualidade.
Registre sua marca antes de fazer um site!
Registrar sua marca é fundamental antes de inserir sua empresa no meio digital, pois o registro garante a utilização exclusiva de sua marca. Se um empresário não registra sua marca, então ela não existe oficialmente e, portanto, pode ser apropriada por outras empresas. Portanto, é necessário fazer o registro de marca o quanto antes no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Saiba gratuitamente através do link.