5 motivos para regularizar sua empresa

5 motivos para regularizar sua empresa

É fato: o empresário que deseja sobreviver no mercado, em algum momento, deve regularizar formalmente sua empresa. Isso significa ultrapassar todos os processos burocráticos para que seu empreendimento, de fato, possa existir oficialmente por meios legais, como a emissão do CNPJ, e assim, assegurar seus direitos.

Contudo, muitos empreendedores persistem na informalidade, já que existem muitos passos a serem seguidos para a regularização integral de uma empresa, o que torna tudo muito cansativo. Além disso, o acesso à informação muitas vezes é limitado e muitos empresários se preocupam com a tributação abusiva de impostos ou com os custos que os trâmites para a legalização pode gerar para seu negócio. 

Portanto, para comprovar que a regularização é o melhor caminho, a Secure separou 5 motivos que irão te persuadir a regularizar sua empresa agora mesmo! Continue a leitura para saber mais!

Como regularizar minha empresa? 

Quer formalizar seu negócio? Atentar-se a essas dicas é fundamental! Veja a seguir!

  • Verifique a legislação vigente no seu estado e município para formalização de empresas;
  • Faça seu contrato social para garantir o direito das partes envolvidas;
  • Registre sua empresa na Junta Comercial ou no cartório mais próximo para a emissão do CNPJ, que servirá como um CPF para sua empresa;
  • Solicite o alvará de funcionamento, junto a prefeitura de sua cidade;
  • Emita uma inscrição estadual;
  • Providencie outras licenças, como a ambiental e sanitária;
  • Agende vistoria de cumprimento das normas de segurança
  • Registre sua marca junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para garantir sua utilização exclusiva por 10 anos!. 

Para obter ajuda em todas essas etapas, pode ser importante contratar um advogado e um contador. 

Confira 5 razões para regularizar sua empresa!

Quais são os benefícios de registrar uma empresa pelos meios formais? Conheça agora 5 razões para você não perder mais tempo e ir atrás da regularização de sua empresa!

1- Facilita as tramitações e passa segurança para fornecedores e clientes.

Para facilitar as tramitações e passar confiança, é necessário emitir um CNPJ, uma vez que raramente haverá um bom fornecedor e um cliente de alto valor vai aceitar fazer negócio com uma empresa que não é formalizada, já que a emissão de notas fiscais depende da emissão do CNPJ. 

2- Torna possível o recebimento de linhas de crédito e incentivos fiscais.

Uma empresa reconhecida legalmente tem muito mais facilidades em conseguir empréstimos e incentivos do governo, além de ter todos os seus direitos assegurados. 

3- Possibilita a expansão do negócio para outros países. 

A falta de regularização vai de contramão ao crescimento de um negócio. Para expandir um negócio para o mercado externo, é definitivamente necessário que ele esteja formalizado. 

4- Permite a participação em licitações

Com a formalização, muitas empresas podem virar fornecedoras do governo. Para isso, é necessário estar em dia com suas obrigações legais. 

5- Oferece proteção patrimonial e proteção contra fraudes e plágios

Virar Pessoa Jurídica possibilita que o empreendedor possa adquirir o registro e posse de seu patrimônio. Ademais, com o registro de marcas pelo INPI, ele garante exclusividade na utilização de sua marca, estando protegido contra fraudes. 

Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse aqui

Related Posts
Leave a Reply
Chamar no WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Carolina e estou aqui para tirar todas as suas dúvidas. Me chame no WhatsApp. 😀