Abrir um empreendimento é uma decisão importante, que requer muito estudo e planejamento. Além disso, é necessário ser cauteloso e se preparar financeiramente, afinal tirar esse projeto do papel pode acabar custando caro. Para ajudar você a economizar ao abrir seu negócio, preparamos uma lista de medidas que podem ser tomadas para reduzir as despesas da sua empresa. Leia a seguir!
Estou pronto(a) para abrir meu negócio?
Primeiramente, é necessário avaliar se você está preparado financeiramente. Por isso, a sugestão é fazer um levantamento do custo de todos os recursos necessários para abrir seu negócio, como preço dos fornecedores, ferramentas necessárias para executar o serviço, valor do aluguel, etc.
Ademais, é preciso estudar alguns conceitos empresariais, como capital de giro e pró-labore para implementar no seu caixa. A partir daí, você terá um melhor panorama do que será necessário para a edificação do seu empreendimento.
A seguir, veja 6 dicas que vão ajudar você a economizar!
Veja 6 maneiras de economizar ao abrir seu negócio!
Reduzir as despesas de uma empresa não é tarefa fácil, mas existem algumas formas que podem contribuir para a concretização desse objetivo. Continue a leitura para saber mais!
1- Use as redes sociais para divulgação
Uma forma de reduzir os custos do seu negócio é investir na divulgação on-line. Hoje, felizmente, dá para fazer um bom marketing sem precisar pagar a impressão de panfletos e banners, especialmente no início de um empreendimento.
Para economizar, aproveite as ferramentas digitais gratuitas para criar uma carteira de clientes. Com o tráfego orgânico, o processo é artesanal e trabalhoso, mas com empenho o retorno é garantido.
2- Pesquise e compare os preços de seus potenciais fornecedores
Ao abrir um negócio, é necessário estar atento aos melhores preços do mercado para economizar. Faça uma pesquisa aprofundada para escolher as melhores parcerias para seu negócio. Compare os preços dos fornecedores, aqueles que oferecem o melhor custo-benefício do mercado e implemente no seu empreendimento.
3- Crie um negócio on-line
Será que seu negócio precisa mesmo de espaço físico? Hoje em dia existem inúmeros marketplaces na internet, prontos para hospedar produtos. Alguns serviços também podem ser realizados à domicílio ou virtualmente. Investigue quais são as necessidades do seu empreendimento e veja se isso é viável.
4- Monitore seus gastos fixos e variáveis
Registrar o histórico de fluxo de caixa do seu negócio é uma excelente ferramenta para ponderar em que setor é possível fazer reduções de despesas. Assim, se seu negócio gasta bastante com embalagens, por exemplo, é possível buscar alternativas mais baratas a partir dessa informação.
5- Não dê um passo maior que as pernas ao abrir seu negócio!
No início de um empreendimento, é comum que empreendedores fiquem ansiosos com o resultado que imaginaram na cabeça, e, por idealizar um modelo de negócio perfeito, acabam gastando muito dinheiro com coisas que não são prioridade. Portanto, é necessário colocar os pés no chão e entender em que momento sua empresa está. Isso significa subir um degrau de cada vez.
6- Registre seu negócio o quanto antes!
Um erro muito comum de vários empresários é seguir todas as etapas para a formalização do negócio, mas esquecer de um ponto fundamental: o registro de sua marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Ao fazer isso, suas empresas ficam vulneráveis a vários tipos de risco, como multas por uso indevido de marca ou processos judiciais, podendo inclusive ter que mudar o nome da sua empresa.
Para saber se sua marca está disponível para registro, clique no link!