6 maneiras de motivar seus funcionários

6 maneiras de motivar seus funcionários

Para criar um ambiente corporativo produtivo e acolhedor e motivar seus funcionários, é essencial promover o bem-estar de seus colaboradores. Afinal, funcionários felizes, resultados felizes, não é verdade? 

Uma empresa que não sabe valorizar e direcionar seus funcionários dificilmente vai se sobressair no mercado, já que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Para ajudar, preparamos algumas dicas de como incentivar e extrair o melhor de seus contratados.

Continue a leitura para saber mais!

Por que motivar seus funcionários? 

Com as longas jornadas de trabalho e as rotinas maçantes, é bastante normal que os trabalhadores diminuam o foco e percam o gás, se não incentivados de forma constante. 

Estudos comprovam que a valorização do profissional está longe de ser uma despesa, é antes de tudo um investimento, já que os trabalhadores tendem a produzir mais e melhor em ambientes de trabalho mais flexíveis.

Além disso, criar um espaço profissional que seja cooperativo e amistoso influencia diretamente nos resultados de uma empresa. Fazer um funcionário se sentir importante, fazê-lo se sentir parte do time e não só mais uma peça da engrenagem é uma estratégia fundamental para o crescimento de um negócio.

Leia a seguir algumas dicas de como valorizar seu funcionário!

Como motivar seus colaboradores em 6 dicas

Para motivar seus funcionários, leia essas dicas e aplique-as na rotina de sua empresa: 

1- Delegue funções compatíveis com as competências do colaborador

Antes de delegar funções, conheça os pontos fortes e fracos de seus servidores. Quais são os talentos de cada um? Quem trabalha melhor em equipe? Qual é o mais rápido? Quem tem talento com vendas? Assim, ficará mais fácil definir e otimizar as funções de seu time. 

2- Proponha metas claras

Para que seu funcionário consiga entregar o melhor resultado, é necessário definir, desde o início, o que é esperado dele. Para isso, estabeleça objetivos diários, semanais e mensais, para que ele consiga sempre estar em dia com seu trabalho. 

3- Ofereça participação nos lucros

Todo trabalhador quer ser reconhecido proporcionalmente com o que produz. Por isso, crie bonificações, ofereça comissões ou ainda ofereça uma pequena participação nos resultados da empresa. 

4- Trabalhe com o reconhecimento e motive seus funcionários

Muitas vezes, os patrões descontam o estresse do dia a dia nos funcionários. Críticas são válidas, desde que realizadas da forma correta e respeitosa. 

Além disso, é preciso evitar que as únicas motivações de diálogos com seus colaboradores sejam os puxões de orelha. Também é necessário reconhecer o bom desempenho e as qualidades do seu quadro de colaboradores, através de feedbacks positivos. 

5- Invista na aprendizagem e formação do seu funcionário

Não desista de seus colaboradores no primeiro erro. Invista em seu aprendizado. 

Se um deles apresentou alguma dificuldade, muito provavelmente um funcionário novato também enfrentaria a mesma dificuldade. Por isso, antes de pensar em demitir um funcionário, forneça as ferramentas para que ele aprenda seu ofício. Além de capacitar seus funcionários de forma adequada, sua empresa vai economizar rios de dinheiro, já que o processo de demissão não é nada barato. Invista em um time de longo prazo, que ganhará cada vez mais experiência e capacitação. 

6- Ofereça boas condições de trabalho

Muitas vezes, o oferecimento de boas condições de trabalho não precisa estar atrelado à noção de um salário exorbitante. Você, como empresário, pode procurar outras alternativas, caso o saldo de sua empresa esteja limitado. Uma solução é procurar ser mais flexível e compreensivo com as necessidades dos seus funcionários. Outra forma, é impedir que seu ambiente corporativo incentive a competitividade tóxica.

Como motivar seus funcionários pode ajudar na consolidação de sua marca?

Independentemente de seu nicho, toda empresa que se preze quer ser reconhecida pelo bom atendimento e pela qualidade nos serviços. Cativar um quadro de colaboradores motivados, que prestem um serviço de excelência, fará com que sua marca ganhe uma boa reputação com o público. Para isso, é fundamental que seu time seja composto de profissionais valorizados.

Antes de compor sua equipe e consolidar uma boa fama, é muito importante garantir o registro de sua marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Somente assim, você garantirá o uso exclusivo de seu nome e evitará que outras empresas colham os frutos de seu esforço.

Quer saber se sua marca está disponível para registro? Clique aqui!

Related Posts
Leave a Reply
Chamar no WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Carolina e estou aqui para tirar todas as suas dúvidas. Me chame no WhatsApp. 😀