O registro de marca é uma forma de proteger um dos ativos mais valiosos de uma empresa: a marca! De fato, embora esse ativo seja intangível, ele pode trazer resultados bastante concretos para um negócio.
Nesse artigo, explicamos como registrar uma marca pode fazer com que o valor de mercado de sua empresa aumente de maneira significativa. Confira na leitura para saber mais!
Afinal, o registro de marca aumenta o valor de mercado do negócio?
Antes de responder a essa pergunta, devemos antes explicar o que é valor de mercado.
Não se deve confundir esse valor com o valor contábil de uma empresa. Este último está relacionado ao balanço patrimonial.
Já o valor de mercado pode ser obtido com a multiplicação do número de ações de uma empresa pelo valor dessas mesmas ações.
No entanto, como o valor dessas ações é determinado? É na resposta a essa pergunta que entra a importância da marca.
De fato, os investidores procuram sempre por marcas confiáveis ou promissoras para fazer suas aplicações.
Por isso, cada vez mais, as empresas investem em estratégias para valorizar suas marcas.
Isso porque as marcas contribuem de maneira significativa para o aumento do valor de mercado das empresas. Em alguns casos, esse valor é superior ao contábil graças às marcas.
Aliás, estas também têm um valor, embora sejam considerados ativos intangíveis. A seguir, falamos mais sobre esse ponto. Acompanhe!
Entendendo o valor das marcas
Uma marca não é apenas um logotipo ou um nome impresso em um produto. Antes disso, elas expressam valores e crenças, além de inspirarem emoções e desejos específicos no público-alvo de uma empresa.
Elas podem se apresentar como sinônimos de um determinado estilo de vida dos clientes de um negócio ou, mesmo, mostrar a missão de uma companhia. Para ser mais exato, a marca é um ativo que atua como um importante diferencial.
Por isso, as empresas investem cada vez mais em estratégias para tornar a personalidade de suas marcas ainda mais presentes para seu público-alvo.
No entanto, os investimentos em branding somente são justificáveis nos casos de marcas e patentes devidamente registrados.
Abaixo, mostramos como o registro de marca pode aumentar o valor de mercado da sua empresa e por que você não deve deixar de fazer esse procedimento.
Como o registro de marca aumenta o valor de mercado do seu negócio: proteção da marca contra uso indevido
Imagine que sua empresa já atua há vários anos no mercado utilizando a mesma marca.
Você fez investimentos maciços na criação e nas estratégias de marca e, hoje, ela é uma das mais respeitadas dentro de seu segmento de atuação.
Isso significa que ela possui uma excelente reputação e está bem fixada no imaginário dos consumidores.
Por outro lado, você não investiu no registro da marca. Nesse caso, o que podemos dizer é que você está promovendo uma identidade que, legalmente, não existe. Veja, abaixo, o que pode ocorrer nessa situação!
Isso mesmo! Uma marca não registrada no INPI não tem existência jurídica, o que significa que ela pode ser:
- Roubada;
- Plagiada;
- Reclamada por um terceiro que a registrou.
Ao contrário, ao investir no registro de marca, você pode proteger juridicamente esse bem do uso indevido.
O registro protege o uso exclusivo da sua marca
Nas três situações de uso indevido que mencionamos acima, você não terá como recorrer à justiça para reclamar a exclusividade no uso da sua marca.
Como já observamos, a marca é um grande diferencial, desde que ela seja utilizada somente pela sua empresa!
De fato, ela permite a distinção de seu negócio, sendo uma forma que uma empresa tem de ser reconhecida por seu público-alvo.
Além disso, a marca representa a reputação do seu negócio no imaginário do consumidor.
Nesse sentido, boas estratégias de marca fazem com que a imagem de um negócio seja cada vez melhor, o que auxilia no aumento do seu valor de mercado.
“E esse é um dos benefícios que provam a importância de registrar uma marca. Com o registro, você pode investir no posicionamento do nome da sua empresa sem riscos e utilizar sua marca com exclusividade.”
O registro de marca ajuda a atrair investimentos para sua empresa
Conforme já mencionamos, o valor de mercado é calculado por meio da multiplicação entre quantidade de ações de uma empresa e o valor de cada um desses papéis.
Como você deve saber, o valor das ações de uma companhia pode oscilar bastante, a depender do risco associado a vários fatores.
Podemos dizer que um desses fatores é o registro da marca. Afinal, caso ele não seja feito, os riscos de uso indevido e de perda da exclusividade da marca podem fazer com que o valor das ações despenque.
Ademais, esses riscos podem causar o “efeito manada”, ou seja, os investidores podem se sentir encorajados a vender as ações da empresa prejudicada.
“De outro modo, ao investir no registro de marca, você inspira mais confiança nos investidores, haja vista que essa iniciativa diminui os riscos envolvidos nas ações da sua empresa.”
As marcas mais valiosas da atualidade
À vista do que dissemos até aqui, não surpreende que as marcas mais valiosas do mundo sejam propriedade das empresas com maior valor de mercado.
Essas marcas têm como característica o alinhamento da mensagem transmitida com os valores e o ganho de reputação e da confiança dos consumidores.
Ou seja, as empresas que detém os direitos de uso dessas marcas investem bastante em branding, buscando melhorar o posicionamento da marca.
Mas, afinal, quais são as marcas mais valiosas do mundo da atualidade? A seguir, mostramos quais são elas, de acordo com um ranking divulgado pela revista Forbes. Veja!
- 1º Apple;
- 2º Google;
- 3º Microsoft;
- 4º Amazon;
- 5º Facebook.
Há, também um ranking das marcas mais valiosas do Brasil, divulgado pela revista Exame. São elas:
- 1º Bradesco;
- 2º Itaú;
- 3º Skol;
- 4º Brahma;
- 5º Globo.
Registro de marcas e patentes: mais valor para sua empresa!
Assim, podemos concluir que investir nesse registro permite que você agregue mais valor à sua empresa, pois protege sua marca contra o uso indevido e ajuda a atrair mais investimentos para seu negócio.
Em suma, o registro de marca é a melhor forma de você proteger um dos ativos mais valiosos do seu negócio. Lembre-se: a marca é a identidade da sua empresa e, por isso, merece ser preservada!
E você, já tinha conhecimento da importância das marcas para as empresas? Comente!