O registro de marca é um processo fundamental para todas as empresas que desejam crescer e se tornar referência em seus nichos empresariais. Contudo, poucas pessoas possuem informação de qualidade a respeito desse processo, já que o senso comum cristalizou um monte de crenças sobre o assunto, como o fato de que só o CNPJ já garante a proteção de uma marca ou como a questão das taxas cobradas fazerem esse benefício não ser vantajoso.
Contudo, muito mais do que a mera formalização, o registro realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) traz inúmeros benefícios assegurados pela Lei da Propriedade Industrial. Para conferir essas vantagens, continue a leitura!
O que é o registro de marca?
Registro de marca é o nome utilizado para denominar o processo de formalização de uma marca. O órgão responsável por aprovar ou reprovar as solicitações é o INPI, que fica a par de analisar se os pedidos se enquadram nos fundamentos da lei, além de fazer a conferência de titularidade da marca.
Caso já exista um titular, o pedido é imediatamente indeferido, garantido o direito da pessoa que reivindicou a marca anteriormente.
Veja 5 razões para você registrar sua marca!
Quer registrar sua marca, mas ainda não tem certeza se é um bom negócio? Continue a leitura para descobrir mais vantagens!
1- Uma marca não registrada é uma marca sem dono!
Caso você opte por não registrar sua marca, ela ficará exposta para que terceiros possam registrá-la. Neste caso, a lei garante que o titular registrado seja o único portador dos direitos de uso da marca.
2- Proteção contra crimes de concorrência desleal
Ao garantir a titularidade da marca, a empresa ou o empreendedor pode recorrer à justiça em casos de fraude, plágio ou outras ações que lesam ou visam comprometer a integridade da marca.
3- Você não perde a identidade do negócio
Caso sua marca seja registrada por terceiros, você provavelmente será obrigado a abandonar a identidade pela qual seu negócio ficou conhecido pelo público. Isso pode gerar uma enorme confusão por parte da clientela, o que pode ocasionar no seu desvio para a concorrência, resultando em uma enorme perda de receita.
4- Evita prejuízos com marketing
Em caso de uso indevido de uma marca que já foi registrada por outra pessoa – seja física ou jurídica -, a pessoa responsável pode ser punida pela lei. Caso ela seja coagida a deixar de usar a marca, terá que reformular toda a identidade visual e o nome da mesma, que gera como consequência a perda de material de divulgação, além da necessidade de reformulação da mesma.
5- Sua marca aumenta o valor de mercado
O registro aumenta o valor de mercado da marca, uma vez que, com ele, ela pode ser licenciada e franqueada, o que a torna mais atrativa para potenciais investidores.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!