Embora pareçam complexas e cansativas, são as burocracias que garantem o bom gerenciamento e a proteção de um negócio. O registro de marca, por exemplo, é um processo fundamental e inerente a todas as empresas que desejam se estabelecer no mercado.
No entanto, muitos empreendedores pecam em decidir por passarem pelas etapas do registro sozinhos, o que pode ser um erro brutal, uma vez que enviar a solicitação de registro para o órgão responsável envolve o entendimento de uma linguagem por vezes complexa: a linguagem legislativa. Assim, torna-se imprescindível a presença de um profissional na área para elucidar as principais dúvidas e sanar as possíveis eventualidades do caminho.
Para saber se vale a pena contratar uma consultoria especializada em registro de marca, continue a leitura!
O que é registro de marca?
O registro de marca é o processo realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), quando uma solicitação de registro atende aos critérios da Lei da Propriedade Industrial, e quando uma marca ainda não foi legalmente adotada por terceiros.
Então, de posse desse documento, o titular legal adquire o direito exclusivo sobre a marca por até dez anos em todo território nacional. Isso assegura proteção integral contra fraudes, plágios ou qualquer tipo de ação que prejudique a integridade da marca.
Confira 5 vantagens do registro de marca!
O registro de marca garante uma série de benefícios para o titular. Confira alguns deles!
1- garante a titularidade e a permanência da marca em sua empresa.
2- protege contra crimes de concorrência desleal, como fraudes e plágios.
3- assegura que não haverá prejuízos com material publicitário, uma vez que a marca não poderá ser formalizada por terceiros.
4- permite o licenciamento e concessão da marca.
5- aumenta o seu valor de mercado.
É preciso contratar uma consultoria especializada?
Ao registrar uma marca, a recomendação é de que se contrate uma consultoria especializada, pois ao fazer isso, o registrante terá mais segurança durante todo o processo, uma vez que um especialista saberá antecipar eventuais problemas e solucioná-los de forma mais ágil e assertiva.
Além disso, por ter mais experiência, o profissional da área saberá interpretar informações mais técnicas durante as etapas, poderá auxiliar no preenchimento dos formulários exigidos no ato da solicitação, e assim, poderá indicar a melhor categoria correspondente às especificidades da marca e aos objetivos de seu titular.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!