Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, criar uma marca não é uma tarefa simples. Para que a mesma fique registrada na memória do público, é necessário muito planejamento e estratégia, além de ser necessário considerar uma série de aspectos, como público-alvo, nicho empresarial, mensagem, entre outros.
A fim de ajudar nesta missão, a Secure separou algumas dicas e exemplos para tornar o processo mais fácil, já que, em um mercado tão competitivo, fica cada vez mais complicado se destacar. Quer saber mais? Continue a leitura do texto a seguir!
Você sabe o que é registro de marca?
Registro de marca é o nome da aprovação do processo realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que confere a um titular os direitos exclusivos sobre uma marca em todo território nacional.
Com o certificado de registro em mãos, o solicitante é declarado o “proprietário” legal de uma marca por até dez anos, estando protegido contra crimes de concorrência desleal, como fraudes e plágios.
Portanto, aquele que não registra sua marca está vulnerável a uma série de riscos. Como exemplo desses perigos, com a falta de registro sua marca estará disponível para que um terceiro possa reivindicá-la legalmente e assim poderá perder o direito de usar o nome pelo qual seu negócio ficou conhecido pelo público.
Confira 3 dicas para escolher o nome perfeito para sua marca!
Quer escolher um nome para sua marca, mas não sabe por onde começar? Antes de mais nada, é necessário se atentar para essas dicas!
1- Considere seu objetivo empresarial
Para criar uma marca de impacto, é necessário pensar em algumas questões:
- O que comunicar?
- Para quem comunicar?
- Por que comunicar?
- Como comunicar?
Uma vez definidos a mensagem que a marca quer transmitir, seu público-alvo ideal e seu objetivo como empresa, é necessário pensar de que forma a marca deverá ser apresentada ao mercado para atingir sua intenção.
2- Certifique-se de que o nome escolhido é adequado!
Verifique se a marca está em consonância com o disposto na Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9279) e também se o nome escolhido não é, de alguma forma, ofensivo ao público.
3- Veja se a marca está disponível para registro!
Antes de fazer sua solicitação junto ao INPI, é importante checar se a marca já não foi registrada por um outro titular. Caso a resposta seja positiva, é necessário pensar em outra ideia.
Veja a seguir a história por trás do nome de 3 das marcas mais famosas!
Confira a história da escolha do nome de algumas das empresas mais famosas e inspire-se na criação da sua própria marca!
Antarctica
O nome da famosa empresa Antarctica originou-se devido ao fato de que, antes de a marca ser uma gigante do segmento de cervejas, a mesma era uma fábrica de gelos, o que justifica a escolha do título.
Starbucks
Para a escolha do nome, a rede de coffee shops se inspirou no personagem Starbuck, da obra Moby Dick. A escolha certamente foi certeira, já que a empresa se destacou das concorrentes e até hoje é a empresa mais conhecida de seu segmento.
Amazon
A estratégia do fundador desta empresa foi escolher um nome que começasse com a letra A, assim a marca apareceria antes na ordem alfabética. Inspirado no rio Amazonas, ele escolheu o nome Amazon, para relacionar a dimensão do curso d’água do rio com os patamares que quer alcançar com a marca.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!