As marcas que sobrevivem às adversidades do mercado e às do tempo são aquelas que estão dispostas a se reinventar. Negócios resistentes a mudanças tecnológicas e que não estão em conformidade com o que exige o presente contexto histórico e econômico, acabam ficando obsoletos, já que deixam de atender às novas demandas do público consumidor.
Pensando nisso, a Secure separou alguns exemplos para você se inspirar e adaptar ao seu negócio. E quem sabe até refletir: será que seu negócio está atualizado ou ultrapassado? Confira a seguir!
O que é inovação de marcas?
Segundo o site www.significados.com.br, “inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos, etc.”.
Levando para o contexto empresarial, é possível definir esse conceito como o ato de prever soluções para futuros problemas. Isso significa que, para inovar, o representante de um negócio deve estudar possíveis lacunas em seu nicho de atuação e propor medidas criativas.
Muitas vezes, a inovação é motivada pelo conhecimento prévio de fatores externos, que podem prejudicar ou alterar os rumos de um fazer empresarial.
Assim, o termo pode ser entendido como prever as novas demandas do mercado e preparar um negócio para saciar essas expectativas. Por isso, quem inova automaticamente sai na frente da concorrência.
Veja agora 3 marcas registradas que se reinventaram e inovaram diante das mudanças do mercado!
Agora que você já sabe a importância da inovação, que tal alguns exemplos práticos como inspiração? Confira a seguir!
1- Netflix
Quem vê a gigante das marcas dos serviços de streaming nem imagina que a empresa começou como uma locadora de DVDs, que fazia suas entregas pelo correio. Com a popularização de downloads de filme pela internet, os DVDs perderam bastante adesão.
A solução da empresa foi “surfar na onda” e modificar seu processo. Assim, em 2007, a empresa criou a plataforma de streaming mundialmente famosa, que conhecemos hoje em dia.
Ainda hoje, a empresa investe em ferramentas para a melhoria da experiência do usuário e sempre está à frente da concorrência.
2- Amazon
Uma das marcas mais famosas hoje em dia era originalmente uma loja virtual de livros, mas a grande virada na sua trajetória foi quando seus gestores a transformaram na maior plataforma de comércio eletrônico do mundo.
Assim, a Amazon passou a comercializar produtos de todos os tipos, como eletrônicos, games, roupas e acessórios.
Um grande diferencial da empresa é a criação do Prime Video, um streaming de filmes e séries que garante frete grátis para os assinantes, na compra de produtos em sua plataforma.
3- National Geographic
Em 1988, a National Geographic era apenas uma revista. Mas em 2001, a marca fundou um canal fechado de televisão reconhecido em vários países, principalmente pela exposição de seus documentários e séries de caráter histórico, geográfico e científico.
Ao não se limitar a mídias impressas, a empresa sobreviveu à queda da adesão de assinaturas de revistas físicas resultantes da popularização de notícias por blogs e redes sociais.
Esses exemplos são apenas alguns dos muitos que mostram a importância da habilidade de adaptação de uma marca às novidades do mercado. Além disso, todas essas marcas são registradas, o que é outro fator determinante para seu sucesso.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!