Tão importante quanto ser estratégico na hora de elaborar uma marca, é conhecer sua natureza, uma vez que o processo de registro de marca vai exigir esse conhecimento do candidato à titularidade.
Para isso, é necessário se aprofundar nas nomenclaturas e categorias definidas pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão responsável por analisar a validade dos pedidos de registro de marca. Dessa forma, é possível evitar uma série de equívocos que poderão atrasar o processo em demasia.
Está pensando em registrar sua marca e quer saber em qual categoria registrar a mesma? Continue a leitura e descubra!
Por que você deveria registrar sua marca?
O registro de marca realizado pelo INPI é a única certificação que garante a apropriação dos direitos sobre uma marca. Um erro comum dos empreendedores é acreditar que, somente com a emissão do CNPJ, suas marcas estão livres contra crimes de concorrência desleal. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade.
Se a titularidade de uma marca não é reconhecida legalmente, então seu nome estará disponível para que outras pessoas consigam reivindicar sua posse. Portanto, ao utilizar uma marca sem a devida formalização, o empresário fica vulnerável a fraudes e plágios, sem direitos assegurados sobre a marca.
Quais são os tipos de marca existentes?
Atualmente, existem quatro classificações de marcas que podem ser registradas no Brasil: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional. Para entender cada uma delas, continue a leitura!
- Nominativas: São as marcas compostas por linguagem verbal, isto é, por palavras, neologismos ou combinações de letras e números.
- Figurativas: São as marcas representadas por elementos não-verbais, ou seja, figuras, imagens, símbolos, entre outros.
- Mistas: As mistas são aquelas marcas que mesclam elementos visuais e verbais.
- Tridimensionais: As marcas tridimensionais são aquelas identificadas pelo formato único de seu produto ou embalagem.
Todas essas categorias apresentam vantagens e desvantagens, por isso é muito importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada para descobrir qual delas se enquadra nas necessidades da sua marca.
Entenda a fundo o que é marca tridimensional!
Como o próprio nome diz, a marca tridimensional é aquela representada por um elemento em 3D, isto é, uma forma. Em vez de focar em um logotipo, os criadores da marca tem por objetivo proteger um formato que diferencia a marca das demais.
Muitas empresas renomadas utilizam esse recurso, principalmente em produtos ou embalagens, com o fim de se destacar da concorrência de forma ainda mais sofisticada. Há muitas marcas tridimensionais conhecidas, como a “Yakult” e a “Batom”, com seus formatos icônicos, que estão cristalizados na memória do público.
Como registrar uma marca tridimensional?
O processo para todas as categorias é basicamente o mesmo, mediante solicitação ao INPI. Ainda assim, é altamente recomendável que se contrate uma empresa capacitada para avaliar a classe que mais se adequa ao seu contexto e para ajudar nas etapas de pedido do registro, já que o passo a passo pode ser bastante burocrático.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!