Criar uma marca não é tarefa fácil. Muitos fatores devem ser levados em conta, como o nome, a identidade visual, a aceitação do público-alvo, a conexão com o nicho empresarial, entre outros.
Mesmo com tantas coisas para pensar, o titular de uma marca não deve focar somente em estratégias de marketing, mas também voltar sua atenção para algo que é fundamental: a proteção da marca.
A cada dia que passa, fica cada vez maior o número de casos de fraudes e plágios de marca. Ser vítima desse tipo de crime pode gerar prejuízos irreversíveis para um empreendimento, que poderá perder sua clientela e sua reputação para a concorrência.
Quer saber como proteger sua marca contra fraudes? Continue a leitura!
O que é fraude no registro de marca?
Fraude empresarial é toda e qualquer ação realizada de má-fé, com o intuito de lesar um empreendimento. Na maioria das vezes, é caracterizada por um concorrente que tenta se passar por outra marca, com o objetivo de desviar seus recursos.
Esse tipo de crime pode gerar uma série de problemas financeiros a uma empresa, desde perda de receita até quebra de confiança do público com a empresa.
Conheça os tipos de fraudes existentes ao registrar uma marca!
Existem vários meios fraudulentos pelos quais um criminoso se manifesta. Quando o assunto é marca, também há uma enorme gama de perfis a serem reconhecidos. Conheça alguns deles abaixo e aprenda a identificar!
Cópia de nome
Quando alguém, propositalmente, faz plágio do nome de uma empresa, que, na grande maioria das vezes, já é consolidada no mercado.
Plágio de identidade visual
Fraude caracterizada pela cópia do logotipo ou das cores características de uma marca, com o intuito de desviar a clientela da mesma.
Utilização da reputação alheia
Quando uma empresa tem renome no mercado, é comum que outras marcas concorrentes tentem se vangloriar dos feitos da mesma, através de rumores e boatos amplamente difundidos na mídia.
Boicote de reputação alheia
Alguns criminosos, quando não copiam o concorrente, costumam agir através de boicote, muitas vezes disseminando informações inverídicas, com o intuito de manchar a reputação de uma marca bem colocada no mercado.
Como proteger sua marca contra fraude?
Não há uma maneira mais eficiente de proteger uma marca contra fraudes do que o registro de marca realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Isso porque, ao registrar devidamente uma marca, o solicitante está garantido o título de detentor exclusivo, válido até dez anos, em todo território nacional.
Se sua marca ainda não é registrada e já está em atividade, é importantíssimo fazer a solicitação do registro junto ao órgão, já que sem o certificado emitido pelo mesmo, uma marca fica disponível para que qualquer outra pessoa possa registrá-la.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!