Em alguns momentos, ao longo das atividades de um empreendimento, é importante tomar decisões para que os negócios permaneçam saudáveis. A apresentação gráfica de uma marca, por exemplo, pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio.
Assim, é bastante comum que empreendedores decidem mudá-la, já que muitas vezes o estado inicial de uma empresa não representa mais tudo o que ela é no presente. Mesmo assim, esse passo deve ser tomado com muito cuidado, uma vez que a marca é o cartão de visitas de uma empresa.
Veja a seguir quando é necessário mudar a identidade visual de uma marca!
Entenda a diferença entre marca e negócio!
Antes de mais nada, é importante entender que marca e negócio são dois conceitos distintos.
Negócio é o funcionamento prático e integral de uma empresa, isto é, o fazer empresarial. Nele, estão inclusos os setores de fabricação, atendimento ao cliente e a fornecedores, entrega, financeiro, RH, equipe de marketing, etc. O negócio se registra em uma junta comercial, com a emissão do CNPJ e com o cadastro da pessoa jurídica.
Já a marca é todo sinal distintivo utilizado para representar e identificar os produtos e/ou serviços de um empreendimento, fazendo com que os mesmos sejam diferenciados de seus concorrentes. Assim, a marca pode ser considerada a identidade de uma empresa, o rosto pelo qual ela será reconhecida pelo público. Por isso a importância do registro de marca.
Nesse sentido, uma marca está longe de ser apenas uma assinatura. Ela transmite os valores, a reputação e o diferencial de um negócio. Justamente por ser tão importante, que ela possui sua própria forma de ser registrada: mediante solicitação de registro junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Sendo assim, a identidade visual de uma marca não deve ser escolhida de forma arbitrária, mas sim, com muita estratégia, planejamento e persuasão, uma vez que é a forma como ela será apresentada ao público.
Por que a identidade visual de uma marca é tão importante?
Muito mais do que um nome ou um elemento gráfico, a identidade visual de uma marca tem o poder de transmitir valores como originalidade, credibilidade, eficiência e diferencial de um negócio. Através dela, é possível transmitir a mensagem e os ideais de um empreendimento.
As cores e o tipo de fonte, por exemplo, podem ter diferentes sentidos. Empresas da área da saúde, por exemplo, costumam utilizar em suas estratégias de marketing, as cores branca, verde e azul, que remetem à saúde. Uma empresa de roupas infantis pode escolher um logotipo divertido, em vez de uma caligrafia muito formal.
Quando torna-se necessário mudar a identidade visual de uma marca?
Não é recomendável fazer grandes mudanças na identidade visual de uma marca, especialmente se ela já possui uma cartela de clientes consolidada. Contudo, em alguns casos, é fundamental que essa mudança ocorra.
Se você escolheu uma identidade visual que não conversa com seu público-alvo, que não é compatível com seu nicho ou ainda que se tornou obsoleta com o passar dos anos, talvez seja a hora de repensar esse conceito. Outro caso em que a mudança torna-se urgente é quando o logotipo ou a forma como os elementos são trabalhados podem ser interpretados de uma forma ofensiva pelo público, como a utilização de termos que ferem os direitos humanos.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!