Fundar um negócio não é tarefa simples, mas a maior dificuldade nesse processo é garantir que ele seja financeiramente saudável, para que ele não corra o risco de entrar em falência. Por isso, a importância de se registrar uma marca e conhecer casos de sucesso ou fracasso.
Confira a seguir alguns empreendimentos que não deram certo!
Você já registrou sua marca?
O certificado de registro é o documento que o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial emite para garantir o direito à utilização exclusiva de uma marca. Com ele, o registrante assegura sua titularidade em todo território nacional, por até dez anos.
Além disso, o documento é essencial para que o titular da marca possa se defender contra crimes de concorrência desleal, como fraude e plágios.
O que pode acontecer com a falta de registro?
Tomar os devidos cuidados para proteger uma marca pode ser determinante para o sucesso de um empreendimento. Isso porque a falta de registro pode resultar em notificação extrajudicial de uso indevido, já que a marca pode apresentar um outro titular legal.
Em casos mais severos, o empreendedor terá de abrir mão do nome pelo qual seu negócio ficou conhecido pelos clientes no mercado ou ainda ter que responder na justiça por crime de fraude e plágio.
Veja agora 7 marcas que tiveram que fechar duas portas!
1- Blockbuster
A grande rede de locadoras sofreu com as transformações tecnológicas do mercado. Ao se mostrar resistente às mudanças, como a do aparelho de DVD para as plataformas de streaming, a companhia foi perdendo espaço e acabou perdendo força no mercado.
2- Yahoo
Quem viveu o início dos anos 2000, provavelmente já usou o Yahoo como plataforma de pesquisa. Infelizmente, a empresa perdeu força para a gigante concorrente Google, o que resultou no seu fracasso.
3- Xerox
Essa marca se tornou tão conhecida que até hoje o termo é usado para designar uma fotocópia. Infelizmente, a empresa não inovou e acabou sendo vencida pelas modernas impressoras digitalizadoras.
4- BlackBerry
A marca de aparelho de celular se popularizou, especialmente entre os jovens e o “boom” da série Gossip Girl por apresentar um modelo inovador. Mas devido à tela pequena, acabou sendo trocada pelos androids e IoS.
5- Itapemirim
Uma das maiores empresas do ramo rodoviário decretou falência em 2021, devido à briga de sócios, entre outras convergências administrativas.
6- Ricardo Eletro
Em 2022, a empresa decretou falência. Em meados de 2015, a gigante do ramo de móveis e eletrodomésticos entrou em crise, graças às acusações de sonegação de impostos por seu titular, Ricardo Nunes.
7- Atari
Em meados dos anos 80, a empresa fez enorme sucesso, mas perdeu o posto para a Nintendo.
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!