No dia 29 de dezembro de 2022, Pelé – a maior lenda do futebol brasileiro e, quiça, do mundo – faleceu devido a um câncer de cólon. Contudo, é de se constatar que o “Rei do Futebol” deixou um enorme legado. Nesse sentido, sua notoriedade mundial foi tão grande que a expressão até foi registrada como marca.
Quer saber um pouco mais da trajetória desse grande jogador e como ele fez para registrar sua marca na memória do público? Confira no texto a seguir!
Quem foi Pelé?
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações. Aos 15 anos, deu início a sua carreira pelo Santos, aos dezesseis, já atuava na Seleção Brasileira e até hoje é considerado o maior atleta de todos os tempos.
Confira alguns títulos que o atleta recebeu ao longo da carreira!
- Jogador do Século – Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol – IFFHS (2000)
- Melhor Jogador do Século – FIFA
- Atleta do Século – Comitê Olímpico Internacional
- Segundo maior goleador da história do futebol – Guinness
- Atleta mais bem pago do mundo
Por que “Rei do Futebol” virou uma marca registrada de Pelé?
A primeira vez que se tem registro da alcunha foi da parte de Nelson Rodrigues, quando o jogador tinha apenas 17 anos. A partir dos grandes êxitos do atleta, o apelido caiu no gosto do público e ele foi mundialmente coroado como o rei do esporte.
Há algum tempo atrás, falamos do caso da “fadinha do skate” Rayssa Leal. Quando alguém adquire notoriedade, é comum que o meio empresarial tente se apropriar dessas marcas para faturar às custas do sucesso do apelidado.
Portanto, é bastante comum que grandes personalidades da mídia, em geral, procurem fazer o registro de suas marcas, para que assim, possam obter as vantagens proporcionadas pela reputação consolidada.
E agora? Como fica a marca do “Rei do Futebol”?
Segundo a vontade do próprio jogador, sua marca estará focada na fundação que recebe o nome do atleta e no investimento em programas de saúde infantil e educação.
Além disso, outro objetivo é expandir os licenciamentos para o desenvolvimento de produtos associados à marca.
Sua marca ainda não é registrada?
Saiba que você está correndo um grande risco! Isso porque ao não registrar sua marca, ela fica disponível para que qualquer um possa tentar adquirir sua titularidade. Por isso, quanto antes o empreendedor efetivar a solicitação de registro, mais chances ele tem de garantir o direito ao uso exclusivo da marca por todo o território nacional.
Além disso, ao registrar uma marca você estará protegendo a mesma contra fraudes e plágios. Não perca mais tempo!
Quer saber se sua marca está disponível para registro? Acesse o link!