7 benefícios de registrar sua marca

7 benefícios de registrar sua marca

Tomar a iniciativa de registrar uma marca é proteger um dos ativos mais preciosos que uma empresa possui. Com esse investimento, você pode proteger a identidade do seu negócio de fraudes e dar a ele maior credibilidade.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos a importância do registro de marca e indicamos os benefícios que ele pode propiciar à sua empresa. Confira!

Por que registrar uma marca #1: uma marca não registrada não existe!

Para que você entenda bem a importância de registrar uma marca, podemos começar esse artigo afirmando que marcas não registradas simplesmente não existem.

Isso mesmo! Sem o devido registro no INPI, sua patente ou marca sequer é realmente sua. De fato, como possuir algo que não existe, não é mesmo?

Portanto, se você deseja que sua marca seja uma propriedade exclusiva do seu negócio, deve investir no registro logo que terminado o processo de criação da marca.

Lembre-se que a marca é um dos ativos mais valiosos de uma empresa! Ademais, somente com o registro você pode se proteger juridicamente de plágios, como mostramos no tópico a seguir. Confira!

Por que registrar uma marca #2: proteção contra o uso indevido de marca

“O registro de marca protege esse importante ativo do uso indevido por terceiros e empresas não autorizadas.”

Ou seja, fazer esse procedimento protege a identidade de sua empresa de plágios ou, mesmo, de roubos de marca.

Isso porque, conforme já foi dito, marcas não registradas não existem, podendo ser apropriadas por outras empresas do mercado.

Nesse caso, o negócio prejudicado não tem nenhum tipo de respaldo jurídico para reivindicar a utilização exclusiva desse ativo.

Por outro lado, ao registrar sua marca, você pode acionar a Justiça para denunciar plágios e outros tipos de uso indevido.

Por que registrar uma marca #3: evita a perda da identidade da empresa

Ao ter sua marca utilizada de maneira indevida por outra empresa, você corre o risco de ter que competir com uma empresa que usa uma marca semelhante. E isso pode fazer com que seu negócio perca a identidade no mercado.

De fato, como provar para o consumidor que um logo ou imagem representa com exclusividade os valores e crenças de sua marca, quando outra empresa o copiou?

Nesse caso, você também não possuirá o direito exclusivo de uso da marca, haja vista que não terá como atestar a propriedade sobre ela perante a Justiça.

O que queremos dizer é que você está sujeito a muitos prejuízos, caso opte por não registrar sua marca. Falamos sobre esse ponto a seguir. Acompanhe!

evita a perda da identidade da empresa

Por que registrar uma marca #4: evita prejuízos

Sabemos que o desenvolvimento de uma marca exige investimento na contratação de profissionais, que realizam um estudo com base em um estudo da persona e nos valores e crenças da empresa.

Por outro lado, de nada adianta fazer esse investimento se não há uma preocupação em proteger a marca de eventuais roubos.

Realmente, o tempo e o dinheiro empregados no desenvolvimento da marca não são suficientes para garantir o uso exclusivo da propriedade intelectual.

Além do que, não proteger esse ativo põe em risco não somente o investimento na criação da marca, mas, também toda a estratégia que você desenvolveu em torno dela.

A estratégia de marca envolve uma série de processos pensados especificamente para seu negócio.

Por exemplo, em casos de eventuais roubos de marcas sem registros, uma empresa pode precisar reformular campanhas, layouts de sites, novos materiais para anúncio e até mesmo a decoração de lojas físicas.

Por que registrar uma marca #5: possibilidade de franquear uma marca

Imagine a seguinte situação: sua ideia de negócio ganha destaque e começa a atrair a atenção de pessoas interessadas em investir nela.

Então, você pode optar por transformar sua empresa em uma franquia e ampliar seus ganhos ao mesmo tempo que compartilha os custos com a expansão do seu negócio.

Contudo, isso somente será possível se a sua marca estiver devidamente registrada no INPI.

Evidentemente, os interessados em seu negócio não se sentirão muito à vontade ao investir em uma marca exposta a todos os riscos que apontamos no tópico anterior.

Por que registrar uma marca #6: Possibilidade de licenciar sua marca

Entre os benefícios do registro de marcas e patentes para empresas está a possibilidade de vender a licença de uso da identidade visual de um negócio.

Essa é uma forma que muitas empresas encontram de agregar valor a determinado produto ou ação, atrelando marcas líderes de mercado a suas próprias iniciativas.

Em outras palavras, ocorre o licenciamento de marca quando uma empresa permite o arrendamento de seu logotipo, nome ou imagem.

No entanto, a venda da licença de uma marca somente pode ser feita caso a marca em questão esteja devidamente registrada.

De fato, essa informação deve ser obrigatoriamente adicionada no contrato de licenciamento.

Por que registrar uma marca #7: sua marca poderá ser vendida!

“Ao ser criada, uma marca passa a ser um dos ativos mais valiosos do seu negócio. Ela carrega todo o significado que sua empresa assume para seu público-alvo, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.”

Dito de outro modo, o registro de marca pode aumentar o seu valor de mercado. Isso porque, embora seja um ativo intangível, uma marca representa um certo estilo de vida e atributos que já estão bem cristalizados no imaginário das pessoas.

O que queremos dizer é que as marcas também possuem um valor comercial, podendo ser vendidas.

É possível, inclusive, vender uma marca sem negociar a empresa, haja vista que a pessoa jurídica é dissociada da propriedade intelectual da marca.

Contudo, esse tipo de venda somente pode ser realizado caso a marca esteja registrada.

Por que registrar uma marca #8: direito exclusivo por 10 anos com uma única solicitação

Hoje em dia, é possível registrar uma marca rapidamente, se compararmos com o modo como esse procedimento era realizado antes.

Atualmente, ele pode ser feito por meio do sistema e-Marcas ou contratando uma empresa especializada nesse tipo de processo.

Independentemente do caminho escolhido por você, o procedimento deve seguir algumas etapas para avançar sem maiores problemas e com mais rapidez.

Entre as etapas a serem seguidas no trâmite de registro de uma marca, podemos listar como principais:

  • Verificação de registros anteriores da marca;
  • Escolha da forma de apresentação da marca;
  • Definição a natureza da marca;
  • Pagamento da GRU;
  • Preenchimento de formulário no e-Marcas;
  • Pagamento da taxa decenal.

Depois de cumpridas essas etapas, você passa a ter o direito exclusivo sobre a marca que registrou por 10 anos.

Registre sua marca para não ter prejuízos!

Quando falamos em prejuízos, não estamos nos referindo somente à soma desperdiçada em casos de roubos de marcas não registradas. É muito mais do que isso!

De fato, ao registrar uma marca, você garante a identidade do seu negócio, podendo ter o direito exclusivo de utilização desse ativo. Lembre-se que, por meio da marca, seu negócio pode se diferenciar no mercado!

E você, já registrou a sua marca? O que acha dos benefícios que essa iniciativa pode trazer para seu negócio? Comente!

Related Posts
Leave a Reply
Chamar no WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem? Meu nome é Carolina e estou aqui para tirar todas as suas dúvidas. Me chame no WhatsApp. 😀